SEASM - Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria, RS

PALAVRA DO PROFISSIONAL: “QUEBRE A BARREIRA DO SOM”



PALAVRA DO PROFISSIONAL:

QUEBRE A BARREIRA DO SOM”

Doutor em Acústica e Vibrações e Prof. Curso Engª. Acústica da UFSM: Eric Brandão

A audição é um dos nossos sentidos fundamentais. Além da visão, olfato, paladar e tato, a audição é uma das formas pelas quais experimentamos o mundo que nos cerca. É por meio da audição que apreciamos uma boa música e compreendemos o que se fala em uma aula ou conversa.

Os fenômenos sonoros são importantes para nossa vida em sociedade e nosso desenvolvimento como seres humanos. No entanto, tanto o som em excesso quanto a falta de qualidade sonora adequada podem causar incômodo e problemas de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a poluição sonora é um dos grandes problemas sociais que enfrentamos no presente. A OMS também mostra que o número de reclamações relacionadas a incômodos causados pelo som deve aumentar num futuro próximo. Isso provavelmente se deve ao aumento da população mundial, ao aumento das cidades e da densidade populacional.

É um fato bem conhecido que longas horas de exposição a sons de amplitudes elevadas podem levar a perdas auditivas irreversíveis. Conforme aumenta o Nível de Pressão Sonora (NPS, uma medida dada em decibel ), diminui-se o tempo que somos capazes de suportar tal exposição sonora sem termos qualquer perda auditiva. Tal perda, no entanto, não é imediata e se acumula lentamente com o tempo e à medida que envelhecemos. Assim, pode ser que passemos boa parte da vida expostos a elevados níveis sonoros e só nos damos conta do problema quando este for avançando demais. Os problemas não param por ai. Além da perda auditiva irreversível, a OMS também reconhece que existem efeitos extra auditivos associados a exposição sonora excessiva. Entre tais efeitos estão: problemas cardiovasculares, distúrbios do sono, pior performance no trabalho e/ou escola. Etc.

Além disso, nós frequentamos diversos espaços nos quais o som é um componente fundamental Exemplos desses locais são as escolas, cinemas, teatros, restaurantes, etc; espaços onde arte, conversa e comunicação são de suma importância. A qualidade acústica de tais recintos afeta positiva ou negativamente nossa experiência. Um exemplo disso é que nossa capacidade de aprendizado de uma pessoa tende a sofrer consequências negativas quando a qualidade acústica da sala de aula é ruim.

Como estes são aspectos importantes de nossas vidas, a formação de profissionais capacitados para atuar nessa área é algo essencial para nossa sociedade. A UFSM possui o curso de Fonoaudiologia , que forma os profissionais responsáveis pela análise e tratamento de distúrbios da fala e audição. A UFSM também possui o primeiro (e até então único) curso de graduação em Engenharia Acústica do Brasil. Assim como, os engenheiros civis são responsáveis por calcular com precisão as estruturas necessárias para um prédio, os engenheiros acústicos têm atribuições e competências técnicas como: controle de ruído, projeto acústico de salas, desenvolvimento de produtos mais silenciosos, avaliação de poluição sonora e proposta de soluções, etc.

O som é um aspecto importante de sua vida. Assim, quando for necessário construir sua casa, apartamento, uma nova escola, avaliar um problema de ruído em excesso, ou mesmo se desconfiar de algum problema em sua saúde relacionado a audição ou fala, consulte um engenheiro acústico ou um fonoaudiólogo. É essencial que aspectos tão importantes sejam tratados por profissionais competentes.


VOLTAR